quarta-feira, 25 de setembro de 2013

"O actual estado da educação em Angola"


Obs: Excluindo a variável família.

 A educação é uma instituição social que ao longo da vida proporciona aos seus membros o aprendizado de crenças,valores,normas,atitudes e comportamentos considerados apropriados para os integrantes de determinada cultura.  A mais óbvia de todas as funções da escola é a transmissão de conhecimentos, graças a escola é que as pessoas aprendem a ler, escrever, e adquirem competência para o exercício das diferentes profissões.
A escola é provavelmente a instituição da qual as pessoas mais esperam que seja capaz de proporcionar soluções para os grandes problemas sociais. Pois educar um homem é uma obra, e um homem educado, é um homem novo.
A educação em angola ainda é bastante fraca, apesar de nos últimos 5 anos ter sofrido algumas melhorias, como o aumento de salas de aula, de professores, e o aumento de crianças e jovens enquadrados no ensino, mas uma coisa é clara caros leitores, quantidade nem sempre acarreta consigo a qualidade, O número de escolas publicas e privadas aumentaram  mais são poucas delas que apresentam condições para que elas cumpram com as suas funções.
Ainda é possível encontrar salas de aulas lotadas com mais de 40 alunos, professores que ensinam durante os 3 turnos  e todos dias da semana, e chegam a lecionar mais de duas disciplinas, são poucas as escolas que têm bibliotecas e laboratórios. O que representa uma agressão da escola para com os alunos e  professores.
Nas escolas do nosso país,  principalmente nas privadas, ocorre um grande problema , um problema que em Angola é muito comum em diversos sectores, que é a corrupção, onde muitos estudantes subornam os docentes para transitar  de ano e muitos deles com dificuldades em ler e escrever...Afinal o que estamos a fazer? A brincar de ensinar?
Em Angola existem mais de 20 universidades, número que tem a tendência de aumentar a cada ano, é que no nosso país a universidade é o negocio que está na moda... Não eu seja contra esse aumento, apenas fico triste em saber que muitas delas só estão interessadas no lucro, claro que ninguem quer perder dinheiro, mas a educação é o cérebro e o coração, é a força  motriz para o desenvolvimento de qualquer país. Não devemos gerir uma unidade de ensino como se fosse uma simples empresa onde o grande objectivo é o lucro, se não estaremos  a lançar meros diplomas, sem transformar o homem em um novo ser.
Nas universidades do nosso país é notável a falta  de qualidade  tanto das estruturas, dos docentes, e método de ensino. Quanto a estrutura, existem universidades que não deviam existir, não há condições no ponto de vista estrutural para serem aceites como universidades, onde em muitas delas existem bibliotecas e laboratórios fantasmas, ou seja, salas com a placa laboratório ou biblioteca, mas onde não existem equipamentos e nem sequer um livro. No ponto de vista de docentes tem sido uma loucura, em muitas delas existem professores licenciados e que chegam a ser em muitos dos casos a maioria entre os docentes de uma universidade. muitos destes docentes deviam estar a lecionar no ensino médio onde a qualidade de docentes é caótica. E é ainda notável no rosto de muitos docentes uma grande arrogância e um ar de superioridade incrível o que dificulta a relação entre docentes e alunos, sendo que a relação docente/aluno importante para a transmissão de conhecimentos. E para além da corrupção existentes nessas unidades de educação, existe um problema gravíssimo que é a dos favores sexuais...
E eu vou continuar a dizer que uma universidade sem investigação científica, não é uma universidade, mais sim uma unidade educacional muito abaixo de uma instituição do ensino superior.
 É necessário pararmos e pensar o que realmente estamos a fazer, pois a nossa economia tem crescido significativamente, e consequentemente o nosso mercado está a tornar-se cada vez mais amplo, e com isso vamos precisar de quadros capazes de lidar com essa transformação, e acreditem que isso não  vai acontecer daqui a 20 ou 30 anos, porque ela já começou, a transformação é continua e actualmente as mudanças ocorrem em segundos. E se tiveres duvida faz uma pequena observação ao nosso país, mais uma observação  com critérios, e notaras com certeza o número de estrangeiros que actualmente o nosso país tem, e procura saber o porque, e acredita, não é porque eles simplesmente amam Angola, mas sim porque o nosso mercado cresceu e não temos quadros capazes suficientes de suportar esse crescimento, porque no nosso país cria-se diplomas e não um homem novo...
É necessário o estado investir mais do que tem investido, e que cada empresário tenha consciência  de suas acções quando investe na educação.
Mas a principal mudança parte de cada um de nós, em exigirmos mais,  e ter na verdade a grande vontade de aprender. Pois o mundo muda a cada gesto nosso, e é necessário ser revolucionário todos os dias...    

3 comentários:

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  2. O problema esta sim no sistema educacional, principalmente agora, se tiverem crianças vão perceber que se não forem acompanhadas em casa, a escola não fará muita diferença, tudo bem que a educação vem de casa, mais quando chega ao ponto em que as crianças sem uma orientação exacerbada dos encarregados, se tornam naquilo que se vê hoje, surge a questão, para que ir a escola? Porque qualquer encarregado com tempo e capacidade pode cuidar pessoalmente de seu educando, porque as escolas não têm servindo de grande ajuda, e dado ao facto de que as pessoas não têm muito tempo para tal, as escolas foram criadas com o propósito de educar, e não mandar um monte de tarefas para casa. E só estive a falar do ensino de base que esta completamente infestado de professores mal preparados, o motivo não é unicamente o facto de que Angola é um pais que vive na escassez de recursos humanos qualificados ate porque como estudante já tive bons professores, acho que seria bom perguntar aos nossos directores e responsáveis dos supostos institutos, como é feito o processo de selecção dos nossos professores, deve ser muito mal pois só tem dado a entender que os nossos professores sequer passaram por escolas a serio. Quanto aos donos dos mesmos institutos, como investidores não precisam preocupar-se com a nossa educação, tal como o comerciante de legumes não se preocupa com a saúde de seus clientes e sim com a qualidade dos seus produtos e maximização do seu lucro, assim todo que se deve pedir a eles é que por favor certifiquem-.se de que estão no ramo certo, não sou contra a maximização de lucros, desde que seja de forma honesta ou seja, se estão no ramo de ensino certifiquem-se de que é isto que têm feito, ate porque uma vez bem feito ganha-se mais.Quanto a existência de mais escolas e alunos, pode-se dizer que é positivo, pena que muitas escolas e alunos inscritos não significa melhoria na educação principalmente com essas reformas, que no fundo só largam por ai analfabetos com certificados de habilitação literária, sendo alguns deles professores. Outro ponto seria a orientação profissional, quando se chega a hora de escolher o que se vai fazer para o resto da vida e da mesma escolha tirar o sustento não é fácil tomar a decisão, na minha opinião escolhe-se o que de melhor se faz e gosta, o que não tem acontecido por falta de orientação, logo verifica-se uma má distribuição de quadros e consequentemente a perda dos mesmos. Sempre ouvi que "este país precisa de engenheiros" e pronto. Esperam que os futuros engenheiros façam por si as suas escolhas, isso sem orientação, por enquanto que só uma minoria o faz, importam quadro e pagam estupidamente alto e ainda incentivam. Não sabem que muitos dos jovens angolanos estão aterrorizados pelo curso de ciências ficas e biológicas, e isso só porque foram mal orientados. No fim ainda há muito a dizer, mais por agora é tudo que tenho a dizer. Duval!!! agradeço pela oportunidade e já agora bem dito. Gostei do Blogue.

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  3. Obrigado Celso Pedro, pela dica. A orientação proficional é sim um grande problema tbem...

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